Viva Macaé: Um novo destino no litoral do Estado do Rio de Janeiro

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Um destino que nos surpreendeu. Não sabíamos ao certo o que encontraríamos, e tudo que vimos mudou nosso pensamento sobre a cidade e colocou Macaé em nossa lista de cidade litorânea para as próximas férias.

O Lugar

Macaé é um município do litoral do Estado do Rio de Janeiro, há 180 km de distância da capital. Com quase 220 mil habitantes, Macaé é conhecida como a Capital Nacional do Petróleo.

Por ser uma cidade de negócios, o grande movimento ocorre durante a semana, criando um clima pacato de interior nos finais de semana, perfeito para curtir as belas praias que a cidade oferece.

O investimento no turismo é recente, com ampliação da rede hoteleira, reforma do calçadão da praia dos Cavaleiros (praia principal) e abertura de novos bares e restaurantes.

img_0144

Viva momentos de lazer em Macaé

Quantos dias ficar

Por ser uma cidade relativamente pequena, um final de semana é o suficiente para conhecer Macaé, mas se quiser estender os dias para curtir a praia e a região serrana, uma semana atende perfeitamente.

Dica de Hospedagem

Em nossa visita, ficamos hospedados no Ramada Plaza Macaé, a convite do hotel. O Ramada é o mais novo empreendimento da cidade e está localizado na praia de Imbitiba, perto do litoral e com vista para o mar. Fizemos um post completo sobre o hotel, veja no link.

img_0168

Nosso quarto no Ramada Plaza Macaé

gopr6504-00_00_04_17-quadro002

Terraço do hotel com piscina, sauna e academia

O que fazer em Macaé

Em nosso primeiro dia na cidade, fizemos um tour convidados pela Macaé Convention & Visitors Bureau e a Agência Macaé Passagens, na agradável companhia da Vera (MCVB) e de Fred Alves (Macaé Passagens).

img_1794

Uma passagem pelo reformado Mercado do Peixe

montagem2

Sociedade Musical Nova Aurora e Solar dos Mellos, construções históricas

Percorremos pelo centro histórico, passando por igrejas e construções antigas, visitamos o Mercado do Peixe, passamos por algumas praias, em destaque a praia dos Cavaleiros, a mais badalada da cidade e a praia do Pecado que na junção com a lagoa de Imboassica oferece uma linda vista para o por do sol, ouvimos muitas histórias da cidade e de seus habitantes emblemáticos, mas o passeio principal foi conhecer a região serrana de Macaé até suas cachoeiras.

img_1821

Praia do Pecado na junção com a Lagoa de Imboassica

img_1811

Calçadão da praia dos Cavaleiros, todo reformado

img_0159

No distrito de Sana, muitos rios cercado de Mata Atlântica

Macaé é uma cidade de serra e mar. Gastamos um pouco mais de uma hora de carro com destino ao distrito de Sana onde subimos a serra para visitarmos as cachoeiras. Com paisagens encantadoras, o distrito cercado pela Mata Atlântica é um lugar perfeito para curtir momentos com a natureza e praticar diversas modalidades de esportes radicais.

“Radical não é muito o nosso forte, então nos limitamos apenas a visitar, admirar e fotografar… Kkkk…” – Mateus.

Nosso destino era a cachoeira Sete Quedas, uma das várias espalhadas pela região.

Paramos para almoçar na belíssima pousada Maritacas do Sana. Experimentamos uma gastronomia fascinante, do jeitinho que gostamos, comida simples feita no fogão à lenha e com um tempero delicioso.

img_1850

Almoço com comida no fogão a lenha

Foi ali que nossos planos mudaram… o tempo fechou, o que é muito comum na região serrana, e começou a chover. Não conseguimos finalizar nosso passeio até as cachoeiras, mas fica um gostinho de quero mais para voltarmos!

No final da tarde retornamos ao hotel para conhecermos a noite na cidade, que ficou marcada com uma descoberta pra lá de boa.

Como bons apreciadores de cervejas artesanais que somos, cada cidade que visitamos procuramos a cervejaria local e/ou regional, e em Macaé não foi diferente. Caminhando pela orla da praia dos Cavaleiros descobrimos a Ocean Drive, um surf bar com rótulos de cervejas artesanais, e o único da cidade.

img_1879

Um lugar perfeito para experimentar novas cervejas

Por coincidência conhecemos também a primeira cervejaria da cidade, a Show de Bola. A convite de um dos sócios, fomos visitar a fábrica, que relatamos em um post especial.

No dia seguinte, como bons mineiros que somos, nosso dia ficou reservado a curtir o sol. Fomos para a praia dos Cavaleiros e aproveitamos a tranquilidade do momento para simplesmente descansar e admirar a vista.

Ficamos por algumas horas, Mateus arriscou dar uma corrida, afinal, o calçadão foi reformado e é bem convidativo para se exercitar.

Em Macaé não existe quiosques na praia. É um lugar perfeito para quem quiser levar sua cadeira, sombrinha, cooler e ficar a vontade.

montagem-macae

Domingo de praia em Macaé

Onde comer em Macaé

A gastronomia de uma cidade litorânea tradicionalmente é baseada em peixes e frutos do mar, mas em nossa visita procuramos sair um pouco do comum.

Dos lugares que visitamos podemos destacar o Ramada Steak House, que é o restaurante do hotel Ramada Plaza onde experimentamos as melhores carnes da cidade. O restaurante especializado oferece variadas opções de pratos e porções, e tudo que experimentamos estava delicioso, além de ter um preço bastante acessível.

fotos-macae-7

Os deliciosos pratos no Ramada Steak House

Outro lugar que destacamos é a charmosa Creperia Finalmente, um espaço diferente com decoração retrô e saborosos crepes. Em nossa visita escolhemos o crepe Terry e Lençois (R$29 cada).

img_1953

A Finalmente e seus gostosos crepes

O terceiro lugar foi sugestão de um leitor, ao qual devemos agradecer. Obrigado Ederson Comar! Através do direct do instagram, o Ederson nos sugeriu darmos uma passada nos quiosques no final da praia do Pecado, perto da lagoa de Imboassica, e foi uma ótima dica!

Fomos ao Match Point, um quiosque com música ao vivo onde assistimos um show de rock muito bom! Lá experimentamos o açaí, que não é lá essas coisas… e tomamos algumas cervejas durante o show. Havia chovido durante a tarde, o lugar estava vazio, mas foi uma ótima escolha para fecharmos nosso dia e nossa passagem pela cidade.

Lugares para conhecer

Praia dos Cavaleiros
Endereço: Avenida Atlântica, s/n – Cavaleiros

Praia do Pecado
Endereço: Avenida Atlântica, s/n – Cavaleiros

Distrito de Sana
Endereço: Região Serrana de Macaé

Restaurantes, bares, etc

Ramada Steak House
Endereço: Avenida Agenor Caldas, 249 – Imbetiba
O que serve: Carnes, pratos contemporâneos e porções

Empório Ocean Drive
Endereço: Avenida Atlântica, 2720 – Praia dos Cavaleiros
O que serve: Cervejas artesanais e especiais

Creperia Finalmente
Endereço: Avenida Atlântica, 2720 – Praia dos Cavaleiros

O que serve: Crepes, pizzas e petiscos

Quiosque Match Point
Endereço: Rua Anfilófio Trindade, s/n – Morada das Garças
O que serve: Porções e salgados diversos

 

Luiza e Mateus

www.casamil.com.br

Estivemos em Macaé entre os dias 21 e 23 de abril 2017. O Casal Mil visitou a cidade à convite do Hotel Ramada Plaza Macaé e Macaé Convention & Visitors Bureau, mas todas as opiniões aqui relatadas são isentas e imparciais, o que reflete nossa real experiência.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *