Como ser um influenciador digital: Entenda o poder deste universo

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Likes, views, compartilhamentos, comentários, directs… palavras cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

Há exatos 10 meses nosso dia a dia mudou e começou a ser relatado em nossas redes sociais. Um relacionamento a dois compartilhado com 1.000, 5.000, 10 mil pessoas.

Nunca tínhamos imaginado participar deste mundo antes de nele entrar. Um mundo novo, dinâmico, imediatista, cada vez mais concorrido, onde cada “like” vale muito.

Este é o mundo dos influenciadores digitais. Mas o que é um influenciador? Como ser um influenciador? É possível construir carreira sendo um influenciador?

Estas e muitas outras perguntas foram respondidas no evento que aconteceu no último final de semana em Belo Horizonte, no Hotel Ouro Minas, e nós fomos lá juntamente com nosso parceiro, o portal Sou BH, para saber mais sobre um universo que causa muita curiosidade.

O evento Universo das Blogueiras reuniu em dois dias diversas marcas famosas e contou com a presença de youtubers, blogueiras, atores, fotógrafos, videomakers e muita gente entusiasmada com a oportunidade de se tornar a nova celebridade das redes sociais.

img_6741

Micro influenciadores aguardam o início das apresentações

Para começar, o que é um influenciador digital?

Influenciadores digitais são pessoas que se destacam e popularizam nas redes sociais como YouTube, Instagram, Snapchat, Twitter, Facebook, Tumblr e varias outras, e influenciam pessoas através de suas ações nestas redes.

Nós do blog Casal Mil somos influenciadores digitais, mesmo que em uma escala beeeeem menor, mas somos. E você também pode ser, caso esteja pensando em iniciar um projeto.

Qualquer pessoa, em qualquer rede social que consiga através da comunicação influenciar pessoas de uma maneira positiva, é um influenciador. A grande diferença é que existem pessoas que ganham dinheiro com isso, ou seja, virou uma profissão.

O Youtuber Matheus Mazafera, dono do canal Hotel Mazzafera com quase um milhão de inscritos foi um dos palestrantes do evento, e afirmou que “ser original é a grande sacada para se destacar nesse meio”.

img_6759

 O Youtuber Matheus Mazzafera

Afinal não existe regra ou uma fórmula para dar certo, cada um tem que ser o mais original e dedicado possível.

O nosso blog surgiu de forma despretensiosa, sem cobranças ou objetivos. Mas criar um site com a plataforma WordPress, editar fotos, passar madrugadas escrevendo posts ou editando vídeos do nosso recente canal no Youtube, tudo isso é tão trabalhoso e gostoso ao mesmo tempo que requer uma dedicação especial. Requer tempo, cuidado e muita atenção.

A dedicação é necessária como qualquer emprego, como qualquer carreira.

Por isso esteja certo se este é o caminho que você deseja seguir, pois se você desistir verá que muito trabalho foi desperdiçado.

O blog Casal Mil foi criado para que nós pudéssemos compartilhar nossas viagens, restaurantes visitados, passeios em nossa cidade e tudo mais que gostamos de fazer e no nosso dia a dia. O nosso diferencial somos nós. Não deixamos de expressar nossa opinião, mas também não denegrimos a imagem de ninguém. Buscamos passar boas dicas e inspirações para outras pessoas.

img_6916

A mudança em nossas vidas foi radical após a criação do nosso blog

E as redes sociais fazem isso muito bem, elas te aproximam das pessoas de uma forma que você não imagina. Algumas vezes pessoas nos cumprimentam como se nos conhecessem há tempos, pois nos acompanham em nossas redes da forma que somos, sem frases feitas ou fotos produzidas.

A verdade nas publicações é essencial para aproximar seu público, afinal, você não precisa criar um personagem, seja apenas você.

O Youtuber e empresário Leo Picon complementa que “nenhuma cópia será real, logo fazer do seu jeito e com sua personalidade é o que pode tornar as coisas mais fáceis”.

img_7385

Foram dois dias de bate papo com os youtubers

Algo que as pessoas nos perguntam muito é sobre o equipamento que usamos para fazer nossas fotos. Engraçado que temos as mesmas dúvidas para criação de vídeos, algo que é relativamente novo para nós, pois criamos nosso canal no Youtube há apenas um mês.

Nós pesquisamos muito sobre isso, mas no evento descobrimos que o simples nos atende e que não é necessário grande investimento.

O videomaker Lucas PKTA deu dicas muito interessantes para criar vídeos para o Youtube: “Crie vídeos com o que você tem, seja um celular ou uma câmera simples. Saiba utilizar o recurso que você tem em mãos. Espelhe-se em alguém, sem cópias, apenas para observar positivamente como a foto ou vídeo te tocou, absorver ideias positivas que podem originar outras”.

img_7363

O videomaker Lucas PKTA em sua apresentação

A palestra do fotógrafo Ricardo do Photo Diamante deixou alguns ensinamentos que auxiliam na personalização de sua imagem.

Uma dica relatada por ele que chamou nossa atenção foi de criar uma “cara” para o seu perfil no instagram. Como ele mesmo destacou, “as pessoas levam em média cinco segundos para ver o seu perfil e analisar se vai te seguir ou não”. Por isso invista em fotos e se necessário invista em um fotógrafo que entenda o seu perfil e consiga retratá-lo em imagens.

Fazer uma análise de mercado também nunca é demais, e nós fizemos! Buscamos os perfis de blogs similares aos nossos, apontamos o que achamos interessante, procuramos erros para não cometermos os mesmos e analisamos os diferenciais de cada um.

Para o Youtuber Gregory Kessey deu certo pesquisar outros canais do seu segmento e observar o que ainda não haviam feito para produzir seu conteúdo. Essa análise foi crucial para atingir mais de um milhão e seiscentos mil inscritos em seu canal.

Outros casos de sucesso na plataforma digital são os atores, que através de seus trabalhos na TV acabam influenciando pessoas em suas redes sociais. O Ator Guilherme Hamacek, que hoje conta com 1,2 milhões de seguidores no Instagram revela que nunca pensou em explorar suas redes sociais para capitalizar, mas que se um dia fizer, será tudo relacionado ao seu estilo de vida, para não criar inverdades.

A Youtuber Flávia Pavanelli fez um caminho inverso ao de Guilherme Hamacek, pois primeiro ganhou fama nas redes sociais e atualmente está embarcando em um novo desafio, agora como atriz.

Ambos afirmam que há espaço para todos, que a TV perdeu um pouco a relevância com a era de redes sociais e que os Influenciadores são a profissão do futuro.

img_6934

Os atores Talita Younan e Guilherme Hamacek

img_7388

Flávia Pavanelli agora investe na carreira de atriz

Mas será que todos eles (e nós também) entendem o poder da influência?

Somos responsáveis (cada um com sua escala de grandeza) em influenciar as escolhas das pessoas. Influenciamos hábitos de consumo, compras, alimentação, onde ir… somos responsáveis também por grandes mudanças.

img_7070

Gabriela Pugliesi, a participação mais aguardada

No final do evento, durante a palestra da blogueira Gabriela Pugliesi presenciamos uma cena inusitada. Uma fã pediu a palavra e relatou ter perdido 25 kg se inspirando na blogueira fitness.

O influenciador digital tem uma responsabilidade que às vezes nem ele imagina. O poder da influência pode transformar vidas, assim como transformou a vida desta fã da Pugliesi.

img_7099

Fã pede a palavra e relata sua inspiração

img_7106

Emocionada, recebe abraço de Pugliesi

Não existem regras, não existe um manual, cada um faz o que gosta ou acha interessante, desde que seja verdadeiro e que haja dedicação… agora, o que fazer é escolha de cada um.

Lucas PKTA fechou sua palestra com uma frase do livro “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll que vale muito a pena repetir aqui e fica como um ensinamento para inspirar novos influenciadores: “Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”.

 

Luiza e Mateus

www.casamil.com.br

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *