Gastronomia feita em casa: Conhecemos 2 restaurantes familiares em Belo Horizonte

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Entendemos muito de cozinha! Calma, não sabemos cozinhar… sabemos comer! Kkkk… E como achamos que toda viagem está diretamente ligada a um bom prato, um bom vinho ou uma boa cerveja, vamos falar um pouco dos sabores que sentimos em nossos destinos. Aqui no “Lugares que amamos”, postaremos sobre restaurantes e bares que conhecemos, pratos e bebidas que adoramos!

Vamos começar falando de dois lugares especiais que chamaram muito nossa atenção pelo conceito que chamamos de “gastronomia feita em casa”. São restaurantes pequenos e muito acolhedores, que são administrados por famílias. E são lugares muito saborosos!

 

Expresso 500

Esse foi o primeiro lugarzinho que visitamos e tivemos essa experiência incrível. O restaurante fica escondido no terraço de uma casa, no meio de outras casas e prédios, sem placa ou identificação, no bairro Caiçara (em Belo Horizonte). “Lembro que recebi essa indicação de uma amiga há tempos, mas nunca tinha tido a oportunidade de conhecer” – Lu.

No momento da reserva, por telefone, a primeira surpresa! O Expresso 500 funciona apenas nas quintas-feiras e sextas-feiras, e atende apenas vinte pessoas por dia. Lugar mais intimista, com atendimento mais personalizado, impossível!

“Adorei a ideia e resolvi fazer uma surpresa pro Mateus. Ele só soube o endereço apenas na hora de irmos. O que era pra ser uma surpresa pra ele, foi para nós dois! Me senti como se estivesse na minha casa e algum chef cozinhando pra gente” – Lu.

Ao chegarmos, tocamos interfone para entrar, como se estivéssemos chegando na casa de um conhecido ou parente. Fomos recepcionados por um dos proprietários, que era o pai do chef. Ele nos contou a história do lugar, sua política de sustentabilidade e muito mais coisas legais que não contaremos aqui, pois perde a graça neh?!

No terraço a grande surpresa! Nunca vimos uma decoração tão linda! Nos sentimos em Tiradentes! Decoração rústica, com muito requinte e bom gosto! A noite fria e a lareira foram um toque a mais para completar todo romantismo do lugar, acompanhado com o um bom vinho de adega mineira.

Totalmente diferente dos conceitos tradicionais que conhecemos de restaurantes em Belo Horizonte, no Expresso 500 você não é cliente, e sim convidado. Um vinho delicioso de produção mineira, uma manta que nos foi oferecida com muito carinho para aquecer o frio e momentos de descontração ao lado da lareira. Momentos eternos!

Gastronomia

um bom vinho, uma lareira…

Expresso 500

…e a melhor cia

Para comer, pedimos a especialidade da casa e premiadíssima mandioca artesanal com carne de sol. Estava uma delícia! O prato serve muito bem duas pessoas. Ficamos satisfeitos, mas queríamos mais! Para experimentar, mais uma iguaria mineira. Torresmo de barriga com geleia de pimenta, acompanhado de uma cerveja artesanal. Fantástico!

Expresso 500

Mandioca com carne de sol, especialidade da casa

Expresso 500

Torresmo de barriga com pimenta, uma delícia

Estávamos fartos de tanto comer, mas não podíamos ir embora sem provar a sobremesa tradicional da casa. Doce de queijo com queijo. Bom demais da conta! Um pedacinho de sonho! Kkkk

Expresso 500

Overdose de queijo!

Ficamos algumas horas curtindo esse lugar mágico, que tem uma energia única! Na hora de ir embora, novamente fomos pegos de surpresa. Na saída, recebemos um cristalzinho que a proprietária e mãe do chef nos entregou dizendo ser o símbolo da prosperidade da vida à dois. Como não amar um mimo desses? Que encanto!

 

Villa Celimontana

Nossa ida ao Villa Celimontana foi um pouco diferente. Descobrimos o lugar quando estávamos indo embora de uma partida de futebol feminino da Seleção Brasileira, no Mineirão, durante as Olimpíadas RIO 2016. Descendo a rua, avistamos o lugar e decidimos que voltaríamos para conhecer. Dias depois estávamos lá.

Chegamos para o almoço e fomos muito bem recepcionados. Dessa vez o casal estava com uma companhia ilustre! “Minha mãe foi com a gente para se divertir um pouco e relembrar a viagem que fez há alguns anos para a Itália!” – Lu. O Villa Celimontana é uma cantina Italiana tradicional, administrado por uma família Italiana.

Villa Celimontana

Almoço com uma convidada ilustre

Era uma tarde muito quente, então pedimos um vinho branco bem gelado e uns pãezinhos de entrada. Os pratos principais escolhidos foram capeletti e espaguete com salmão. Muito bem servidos, com um tempero incrível!

Villa Celimontana

Um vinho branco para um dia quente

Villa Celimontana

Pratos feitos com muito carinho

No restaurante, tudo é preparado na própria cozinha, desde as massas ate os molhos. O segredo do sabor tão marcante deve-se ao conhecimento profundo da cozinha italiana, que só uma família tradicional poderia ter!

O mais surpreendente dos dois locais que visitamos é que além de ter administração 100% familiar, os restaurantes funcionam dentro de suas próprias casas, o que proporciona não apenas saborear um prato feito com mais carinho e delicadeza, mas também viver momentos agradáveis do cotidiano de cada família, tornando essas experiências únicas e prazerosas.

 

EXPRESSO 500

Endereço: Rua Frei Orlando, 500 – Bairro Caiçara – Belo Horizonte

Valores: R$220,00 (valor para o casal – restaurante não cobra 10%)

 

VILLA CELIMONTANA

Endereço: Avenida Coronel Jose Dias Bicalho, 1091 – Bairro São Luiz – Belo Horizonte

Valores: R$300,00 (valor para 3 adultos)

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *