Dicas de fotografia: Faça fotos incríveis de gastronomia com seu smartphone

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Fotografar e compartilhar, um ritual diário do nosso cotidiano. É comum ver em um bar, restaurante ou cafeteria, pessoas fotografando seus pratos e petiscos nas mesas. Chega a ser engraçado observar o movimento em busca de um ângulo perfeito e a confusão que elas fazem para melhorar a composição da foto. Coloca a bebida pro lado, puxa o prato pro meio, tira o pote de tempero que não combina, e por aí vai…

“Nós também fazemos parte desse time! Quantas vezes a Lu teve que ficar parada, observando, enquanto eu mexia no prato dela antes de comer?! Kkkk…” – Mateus.

Com a praticidade dos smartphones, publicar uma foto do seu prato nas redes sociais é quase que obrigatório, principalmente porque eles estão sendo servidos cada vez mais bonitos! Então resolvemos auxiliar com algumas dicas que consideramos importantes para melhorar a imagem da sua gastronomia.

Antes, vamos deixar claro que mesmo com toda tecnologia atual, um smartphone não irá substituir as câmeras profissionais por todos os recursos, nitidez ótica e qualidade de imagem bem superiores.

1 – Monte seu prato

Prepare o prato com cuidado e atente para a harmonia e disposição dos alimentos. Pense no equilíbrio das cores e se possível, acrescente os ingredientes básicos na preparação dos pratos no entorno da imagem. Incluir itens externos é válido, para harmonizar a imagem.

img_0034

Itens externos podem ser acrescentados para melhor harmonização da imagem

2 – Preocupe com o fundo

Muitas vezes matamos uma imagem quando preocupamos com o prato e esquecemos de tirar aquele vidro de azeite no fundo, as manchas indesejáveis na mesa, o guardanapo usado amassado ou quando sem querer apareceu uma pessoa palitando os dentes… que desagradável! Kkkk…

Então preocupe-se com o cenário da foto que está montando para que não haja surpresas, principalmente porque a ideia é o compartilhamento rápido, e o photoshop não está a sua disposição no momento.

img_0096

Preocupe com o fundo da cena, elimine as pessoas e sujeiras

3 – Busque ângulos

Mesmo que por um momento, as demais pessoas no restaurante vão pensar que você é louco. Deixe a vergonha de lado, seja feliz e procure o melhor ângulo para sua imagem! Gire o prato, abaixe o smartphone, faça fotos por cima do prato… este é o momento de criar!

img_3165

Lu buscando diferentes ângulos para fazer uma foto criativa

4 – Use a luz, não use flash

A palavra fotografia vem do Grego fós (luz) e grafis (pincel, desenhar, escrita). Sendo assim, fotografia é a escrita com a luz.

Apesar de toda tecnologia, o flash dos smartphones ainda são muito limitados e podem prejudicar a fotografia, principalmente quando estamos falando de gastronomia. Por isso, procure usar sempre a luz natural ou a luz do ambiente em que você está.

img_9889

Aproveite a luz ambiente e ignore o flash

5 – Estabilidade na imagem

Ninguém merece uma foto tremida! Quando for fotografar, tenha calma, estabilize seu smartphone, prenda a respiração (se for necessário) e dispare. Assim garantirá mais qualidade na imagem, principalmente se houver pouca luz no ambiente.

img_0177

Estabilize o celular, enquadre e fotografe

6 – Foque com cuidado

Outro fator importante é o foco. De nada adianta montar o prato, procurar o melhor ângulo, preocupar com o fundo, prender a respiração se no final você não focou o objeto principal…

Ao fotografar, garanta que o prato que você quer mostrar em destaque esteja bem focado.

img_9811

A nitidez de um objeto bem focado é surpreendente

7 – Abuse dos Apps

Aplicativos são feitos para serem usados, por isso use-os! Aumento de contraste, brilho, cor, tudo é válido quando não há um grande mudança nas cores da imagem original.

solar

Use Apps para editar cores, cortes e retirar imperfeições

 

Agora é só usar sua imaginação e clicar por aí! Com essas dicas temos certeza que os likes de suas fotos de gastronomia vão aumentar!

E pensando no compartilhamento de fotografias de gastronomia, criamos um perfil no Instagram onde publicamos fotos dos nossos leitores! O perfil é o @eusougourmet. Para participar e ver sua foto compartilhada, basta usar a hashtag #EuSouGourmet em suas fotos. Mostre pra gente que aprendeu! Rsrs…

Todas as fotos de pratos foram feitas com nossos smartphones!

 

Luiza e Mateus

www.casalmil.com.br

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *