Fartura em gastronomia: A 20ª edição do Festival de Tiradentes

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Um ano depois de visitarmos Tiradentes juntos, estamos de volta! Agora por um motivo muito especial.

Tiradentes é uma cidade que estará marcada para sempre em nossa memória, pois foi voltando desta viagem que tivemos a ideia de fazer o blog. E por um motivo também especial nós voltamos, desta vez para conhecer o Festival de Cultura e Gastronomia da cidade.

O Festival é a maior referência da cultura gastronômica do país, e completa 20 anos de evento com uma homenagem ao nosso Estado, Minas Gerais. Toda a programação cultural e gastronômica aborda a diversidade de Minas, o que nós amamos!

Nossa presença no Festival foi devido ao convite que recebemos do Fartura Brasil, idealizador do evento e Doizum Comunicação, responsável pela assessoria.

Fomos acomodados na belíssima Pousada Villa Real, que pouco aproveitamos por conta do evento, mas que achamos linda, super confortável e tranquila. Uma ótima opção para quem quiser manter o carro guardado na garagem durante a visita à Tiradentes.

montagem5

A colorida Tiradentes que tanto amamos

montagem3

Cenário ideal pra poses e fotos

O objetivo do Festival de Gastronomia é comer, e isso fizemos com excelência! Rsrs…

Em nossa primeira noite jantamos no CasAzul Bistrô, que é um dos cantinhos preferidos da Lu em Tiradentes, onde nos deliciamos com um Burrito Completo (R$40,00). O restaurante oferece diversos tipos de massas, mas sua especialidade são os pratos típicos mexicanos.

“Sou suspeita para falar, a decoração do bistrô é linda, e mais a minha cara, impossível! A comidinha é leve e bem gostosa.” – Lu.

img_1466

Burrito completo do CasAzul Bistrô

Tiradentes é famosa por sua gastronomia, e durante o Festival a cidade toda vive este grande evento. Os restaurantes elaboram pratos exclusivos e nas praças especialmente montadas para o Festival, restaurantes de Belo Horizonte e de Tiradentes oferecem o melhor da gastronomia mineira, além da presença de renomados chefs.

Uma dessas praças é a Praça SESC Campos das Vertentes, novidade para esta edição. Ali curtimos a primeira noite ao som do músico mineiro Wilson Sideral, brindando com algumas cervejas especiais da Wäls, que adoramos. Mesmo chegando no finalzinho do show, deu para aproveitar bastante o ambiente.

montagem2

Cerveja e música boa nos ambientes do Festival

No sábado, nosso segundo dia em Tiradentes, fomos em um almoço oficial para a imprensa no Tragaluz (estamos chiques! Rsrs…), um dos restaurantes mais encantadores da cidade.

O Tragaluz funciona dentro de um casarão antigo com muitos detalhes em madeira e pedras, que proporciona um clima aconchegante e te faz imaginar as histórias que aquelas paredes possam ter “presenciado” no passado. A decoração é clássica e bastante sofisticada, e a culinária fantástica.

Sempre buscamos experimentar pratos variados, e desta vez conseguimos ter muitos, graças a colaboração de nossos amigos jornalistas, pois fizemos um “rodízio” de pratos durante nosso almoço para experimentarmos todos… rsrs….

Conseguimos colocar nossa preferência em ordem, mas vale lembrar que todos são maravilhosos! Ficou assim:

img_1591

Costela de boi desossada e prensada com gnocci de ora-pro-nobis, legumes e farofa do norte de Minas

img_1561

Arroz em ragu de Angola, paio, legumes, gengibre e limão siciliano

img_1583

Peixe do dia sobre o molho de cachaça, purê de banana da terra, legumes grelhados e nibs

img_1576

Steak de Beef Angus, acompanhado de ravióli de queijo minas com molho caseiro de tomate

Não podemos deixar de falar da tão famosa sobremesa, a Goiabada Tragaluz, premiada e copiada por muitos. A sobremesa é composta por goiabada cascão prensada na castanha de caju granulada e frita na manteiga, deitada em cama de queijo catupiry, acompanhada com sorvete de goiaba.

“A goiabada é deliciosa, mas também experimentamos um Doce de Leite quente ligeiramente queimado, com farofinha de nozes e sorvete de queijo minas que estava muito bom!” – Mateus.

img_1609

Os doces do Tragaluz, maravilhosos

Após o almoço, nada melhor do que caminhar pelas praças que ficam recheadas de atrações musicais e algumas intervenções teatrais. E claro, caminhamos juntamente com nossa melhor companheira, a Cerveja! Kkk…

img_1715

Experimente passear e experimentar os sabores da cidade

img_1751

Caminhe pelas ruas e vielas, sem se preocupar com o tempo

O jantar do segundo dia foi no Empório das Massas, que como o próprio nome diz, é especializado em massas. Ali experimentamos um Fettuccine à Carbonara (Mateus) e Noque ao Sugo (Lu), pelo preço de R$26,90 cada.

Os pratos eram bons, mas nada em especial. O que mais destacou, porém negativamente, foi o atendimento que deixou bastante a desejar

img_1631

O prato do Estalagem do Sabor

Terminamos a noite na Praça da Rodoviária, o principal ponto da cidade durante o evento, para curtir os shows e beber mais cerveja. Acredite, o clima da cidade e do festival combina muito com uma boa cerveja artesanal ou um vinho tinto.

img_1854

As praças oferecem deliciosas opções de pratos também

O ultimo dia começou bem cedo, pois queríamos aproveitar o Festival ao máximo antes de regressar para casa. Fizemos um breve tour com as famosas pausas para fotos e depois fomos conhecer mais atrativos do Festival.

Descobrimos que no Festival Gastronômico você não apenas degusta, mas também cozinha e aprende bastante. Na Praça SENAC do Conhecimento vimos palestras e degustação de pratos, aulas sobre gastronomia com cozinha ao vivo e um espaço que valoriza a cultura e gastronomia mineira, com produtos típicos da região.

img_0514

Espaço degustação na Praça SENAC do Conhecimento

Ali encontramos doces feitos de frutas variadas, queijos com diversas formas e combinações, cafés deliciosos harmonizados com chocolate e muitos rótulos de cachaças. O espaço está aberto para degustação e compra de produtos, com um nome mais característico impossível, Mineiraria.

Naquela mesma praça fomos pegos de surpresa e convidados para participar de uma ação inusitada e inesquecível! Ganhamos um almoço exclusivo em plena praça à convite do SENAC MINAS. Veja como foi essa experiência deliciosa no post completo que fizemos!

img_1687

Fomos agraciados com uma ação surpresa

Depois de tanto comer, uma pausa para curtir as últimas horinhas de festival fazendo o que mais gostamos, beber uma cerveja artesanal brindando o fechamento de um final de semana perfeito!

De todos os sabores, o que mais ficou em nós foi o gostinho de quero mais. Muito obrigado Fartura Brasil e Doizum pelo convite, por todo carinho e atenção que tiveram conosco. Jamais esqueceremos!

Até 2018, Tiradentes!

 

Luiza e Mateus

www.casamil.com.br

Estivemos em Tiradentes para o Festival de Cultura e Gastronomia entre os dias 18 e 20 de agosto 2017. O Casal Mil participou do Festival à convite do Fartura Brasil e da Doizum Comunicação, mas todas as opiniões aqui relatadas são isentas e imparciais, o que reflete nossa real experiência.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *