No Banner to display

Cultura e gastronomia: Roteiro de um dia em Belo Horizonte

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Quando vamos viajar, sempre buscamos orientações em blogs e sites sobre a cidade destino e o que fazer por lá.

Decidimos então criar um roteiro de um dia em BH, inspirados nos passeios que gostamos de fazer na cidade, com alguns dos principais pontos turísticos e excelentes opções gastronômicas.

O dia começou bem cedo quando nos dirigimos ao nosso primeiro destino, a Orla da Lagoa da Pampulha. Na orla encontramos o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, eleito recentemente patrimônio cultural da humanidade.

O conjunto arquitetônico é composto pela Igrejinha da Pampulha, Casa do Baile, Museu de Arte, Casa Kubitschek e o Iate Tênis Clube.

Fizemos uma caminhada pela orla e seguimos para um dos pontos mais visitados na região, a Igrejinha da Pampulha. Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, é um dos cartões postais mais famosos de Belo Horizonte e visita obrigatória para todo turista.

Caminhada e meditação na Orla da Lagoa, sinônimo de paz

Nossa linda Igrejinha

Em seguida fomos tomar um café na Casa do Baile, onde recentemente inaugurou um gostoso espaço gastronômico com bons cafés, quitutes, vinhos e cervejas especiais. O Café do Baile é um lugar para aproveitar durante o dia, ou no final da tarde enquanto aprecia o pôr-do-sol.

Em nossa parada, experimentamos um delicioso cappuccino especial (R$7) com pão de queijo (R$4).

montagem7

Casa do Baile, outro projeto de Niemeyer

montagem6

O lugar ganhou nova vida com o Café do Baile

A segunda parada do dia ficou por conta do Mercado Central, o famoso mercado de Belo Horizonte que há 87 anos está inserido na história e vida dos belorizontinos. Fomos conhecer e almoçar no Restaurante Casa Cheia.

Já contamos mais dessa mistura de cores e sabores do Mercado Central em um post especial, confira!

mercado

Cores e sabores no Mercado Central

Nosso almoço não poderia ter sido em um lugar melhor, pois o restaurante é um dos mais tradicionais da cidade, com 39 anos de funcionamento. O Casa Cheia faz jus ao nome, e tem uma comida mineira deliciosa! Fizemos um post sobre as delícias que experimentamos.

Pausa para o almoço no Casa Cheia

Bem pertinho do Mercado, seguimos para o próximo destino, a Praça da Liberdade, a praça mais linda da cidade! E estava ainda mais bonita com vários ipês rosa colorindo o céu e o chão. Um lugar perfeito para relaxar, divertir ou se exercitar.

No entorno da praça você encontra diversos museus e espaços culturais que compõe o Circuito Liberdade. São ao todo 15 prédios de propriedade pública, com apoio privado, com exposições, intervenções culturais, cafeterias e muito mais.

É um lugar perfeito para e visitar diversas vezes. Fizemos um post especial sobre o Circuito Liberdade, confira!

montagem1

A praça da Liberdade, mais bonita por conta dos Ipês

montagem2

Que coloriram de rosa toda a região, garantindo as melhores fotos

Para os dias frios ou quentes, os melhores cafés e chocolates você encontra na Qoy Chocolateria. O lugar fica perto da Praça do Papa, e aproveitamos a pausa para um café.

Depois de comermos chocolates e experimentarmos um dos melhores cappuccinos da vida, fomos então apreciar o pôr-do-sol na praça. Nós fizemos um post sobre a Qoy! Vem ver!

montagem1

Pausa para um gostoso cappuccino na Qoy Chocolateria

A Praça do Papa foi batizada com esse nome após a reverência “Que belo horizonte!” feita pelo Papa João Paulo II, diante da paisagem que avistou do alto da cidade.

É um dos lugares mais visitados não só pelos turistas, mas pelos próprios belorizontinos. Um cartão postal de tirar o fôlego, perfeito para apreciar a vista, sentar na grama e fazer piquenique, se divertir com a família e curtir a natureza.

montagem3

Encantadora e repleta de paz

montagem4

Uma pausa para admirar a Praça do Papa

E como Belo Horizonte é a capital nacional dos bares e botecos, vamos tomar uma boa cerveja! Fechamos nosso roteiro na Choperia Albanos, referência em chopp e gastronomia de bar na cidade.

Há 21 anos que todos caminhos de Belo Horizonte levam você ao Albanos, assim como nosso roteiro encerra aqui, com boa comida e chopp gelado! Veja o post especial que fizemos sobre o Albanos.

montagem5

Para fechar, todos os caminhos te trazem aqui

Um brinde ao primeiro roteiro em BH

Encerramos este primeiro roteiro em BH, certo que muitos outros virão! Fica um gostinho de quero mais em nossa cidade tão querida!

Lugares para conhecer

Café do Baile
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha

Entrada Gratuita
O que serve: Cafés, quitutes, almoços, vinhos, cervejas especiais e porções diversas.

Restaurante Casa Cheia
Endereço: Avenida Augusto de Lima, 744 – Loja 167 – Centro

Entrada Gratuita
O que serve: Almoços e porções diversas.

Qoy Chocolateria
Endereço: Avenida dos Bandeirantes, 1080 – Sion

Entrada Gratuita
O que serve: Cafés, chocolates quentes e chocolates gourmet.

Choperia Albanos
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 2076 – Lourdes

Entrada Gratuita
O que serve: Almoços, jantares, porções especiais e chopps artesanais.

Agradecimento especial ao Restaurante Casa Cheia, Qoy Chocolateria, Choperia Albanos e Doizum Comunicação pelo apoio em nossa passagem durante a produção do roteiro e todo o material.

Luiza e Mateus

www.casamil.com.br

Fizemos todo o roteiro no dia 19 de julho 2017. Todas as opiniões aqui relatadas são isentas e imparciais, o que reflete nossa real experiência.